quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Igreja Reformada, Sempre Se Reformando

                No dia 31 de outubro é comemorado por evangélicos de todo o mundo o Dia da Reforma Protestante. Em 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero pregou publicamente suas 95 teses, na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha. Seu apelo era por uma mudança nas práticas da Igreja Católica, e o movimento que surgiu a partir daí ficou conhecido como a “Reforma Protestante”.

                O movimento da Reforma Protestante teve repercussões por toda a Europa, dividiu reinos, gerou protestos e causou mortes. O fato é que Lutero mudou o curso da história ao desafiar o poder do papado e do império, e possibilitou que o povo tivesse acesso à Bíblia em sua própria língua. A principal doutrina de Lutero era contra a venda de “indulgências” pelos líderes religiosos, que prometiam o perdão dos pecados para aqueles que as comprassem. Ele enfatizava que a salvação é pela graça, não por obras, sendo a justificação do pecador diante de Deus não um esforço pessoal, mas sim um presente dado àqueles que acreditam na obra de Cristo na cruz.

                O tema deste artigo, “Igreja Reformada, Sempre Se Reformando” foi um dos lemas da Reforma. Contudo, ele não significa que a igreja deve estar sempre mudando em todos os aspectos, mas que ela deve estar sempre se “reformando”, no sentido de sempre se voltar para as Escrituras. Quem deve estar sempre reformando a igreja é o Espírito Santo através das Sagradas Escrituras. É claro que a igreja precisa fazer uma leitura do contexto no qual está inserida em diferentes épocas, mas toda e qualquer mudança deve ser guiada pela e somente pela verdade das Escrituras que nunca mudam.

                Nós, como igreja de origem e tradição reformadas, afirmemos, em comemoração ao Dia da Reforma Protestante, que cremos nos outros lemas dela que dizem: Sola Scriptura (Somente a Escritura), Sola Fides (Somente a Fé), Solus Christus (Somente Cristo), Sola Gratia (Somente a Graça), e Soli Deo Gloria (Somente a Deus a glória).

Que o Senhor nos conserve sempre uma Igreja Reformada, isto é, bíblica!

Nenhum comentário: