sexta-feira, 17 de abril de 2009

"Nós somos um"

Hoje de manhã, na escola em que eu estava sendo fiscal de prova, observei na pulseira cor-de-rosa de uma das estudantes as seguintes palavras: “Nós somos...”. Não conseguindo ver o restante da citação, dirigi-me até ela e perguntei: “Nós somos o que?” Então, ela respondeu: “Nós somos um”.

Fiquei imaginando a complexidade e ao mesmo tempo a beleza daquela frase... De fato, ela reflete a intenção de Deus com relação à Sua igreja: “Nós somos um”. Apesar de haver diferenças, divergências e até mesmo atritos entre irmãos na fé, a verdade é que se estamos de fato em Cristo, somos um com Ele. Em Romanos 12.5 está escrito: “assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.”

Não há como estarmos em Cristo, e não estarmos no Corpo, do qual Ele é a cabeça. Surge desta reflexão, portanto, o que vem sendo alvo das minhas meditações nos últimos tempos: Apesar de todo partidarismo denominacional, politicagem e proselitismo “evangélico” que há no contexto eclesiástico, a igreja, a verdadeira igreja quero dizer, continua sendo Corpo, o Corpo de Cristo.

Se ao olharmos para a igreja que são as pessoas, e não o “prédio”, a “estrutura”, ou o “templo” sob o qual nos reunimos, desanimar-nos em face de um cenário que parece distante do ideal de Deus, lembremos que quem está em Cristo é “um” com Ele. Nada que façam ou deixem de fazer com a igreja, pode mudar esta realidade espiritual intransponível. Impressionante!

Lutemos, então, para que nós que já somos um, continuemos a andar conforme nós já somos de fato. Que de nós flua amor, gestos ternos, amizades sinceras, relacionamentos profundos e suporte incondicional. Como lemos em Efésios 4.3: “esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”. Pois, independentemente das nossas diferenças e dificuldades, somos família, somos Corpo, “Nós somos um”.

Nenhum comentário: